A PELE O DERMATOLOGISTA RAZÕES PARA CONSULTAR DOENÇAS DE PELE RESPOSTA ÀS SUAS DÚVIDAS NOTÍCIAS

Conheça algumas das doenças de pele mais frequentes

Doenças de pele
Na criança
No adolescente
No adulto
No idoso

Erisipela e outras Infeccoes bacterianas da pele

As infecções da pele podem ser relativamente superficiais, como o impétigo e o furúnculo, ou atingir as camadas mais profundas da pele e ser potencialmente graves, como a erisipela e a fasceíte necrosante (infecção pelas bactérias “carnívoras”).

O impétigo vulgar ou contagioso é uma infecção superficial da pele, mais frequente nas crianças atópicas, que se inicia muitas vezes na face, à volta das narinas, olhos e boca, e que depois se espalha a outros sítios por “auto-inoculação”. Ou seja, como dá comichão, a criança coça a pele com impétigo e transporta o estreptococo para outras áreas da pele. Formam-se então crostas amarelo-acastanhadas (da cor do mel) que alastram centrifugamente, por vezes com um halo vermelho à periferia. A prevenção passa por adequadas medidas de higiene, hidratação da pele dos atópicos e, quando surge a infecção, na desinfecção local e no uso de antibióticos locais e sistémicos.

O furúnculo surge nos locais onde há pelos mais grossos. Em redor de um destes forma-se uma área vermelha dolorosa onde surge pus amarelo e ao fim de alguns dias liberta o “carnicão” deixando uma pequena loca que evolui para cicatriz deprimida.

A erisipela é uma infecção frequente da pele causada por um estreptococo que penetra na pele através de uma ferida traumática, úlcera de perna, micose interdigital ou pé de atleta. Surge de forma rápida (1-2dias) e cursa com febre muito alta (39-40ºC), arrepios, mal-estar geral e uma placa vermelha inchada e muito dolorosa da pele, motivando a ida frequente a Serviços de Urgência. A placa vermelha estende-se em poucas horas e acompanha-se de gânglios dolorosos (ínguas).

Surge sobretudo em indivíduos diabéticos, obesos, habitualmente nas pernas, relacionada com insuficiência venosa (varizes) e linfática ou pé de atleta nos braços em mulheres mastectomizadas por cancro da mama ou, mais raramente, na face.

O tratamento com antibióticos orais ou injectáveis deve iniciar-se o mais rapidamente possível em repouso no leito, para evitar formação de abcessos ou uma infecção mais grave que deixa para sempre as pernas inchadas e endurecidas e atreitas a erisipelas de repetição.

A fasceíte necrosante é uma infecção ainda mais aguda que a erisipela, que atinge a pele mais profundamente, destrói o músculo e causa um estado de choque que pode ser fatal se não houver intervenção cirúrgica imediata para libertar o músculo. As bactérias que provocam esta importante destruição muscular chamam-se vulgarmente bactérias “carnívoras”.

Principais Doenças da Pele:
 Alergia de contacto
(dermatite ou eczema de contacto)
 Alergia ou intolerância ao sol (Fotossensibilidade)
 Alergias a medicamentos
 Calvicie e outras Alopecias
 Cancros de pele e Dermatoses pré-cancerosas
 Dermatite das fraldas
 Eczema seborreico ou Dermatite seborreica
 Eczema atópico ou Dermatite atópica
 Erisipela e outras Infecções bacterianas da pele
 Foto envelhecimento